sábado, março 01, 2003

estou so a me imaginar a cara da Vicky

Galo da Madrugada quer reunir 1,5 milhão de pessoas hoje em Recife
FÁBIO GUIBU
da Folha de S.Paulo, em Recife


O Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o "Guinness Book", o livro dos recordes, pretende reunir pelo menos 1,5 milhão de pessoas no desfile de hoje, em Recife (PE).

Para isso, montou uma estrutura que inclui 30 trios elétricos, 12 carros de apoio e três de alegorias. A concentração da agremiação, fundada há 26 anos, começou ontem à noite, apesar de o bloco só sair às 10h de hoje.

O circo é o tema da decoração do Galo neste ano. Os organizadores prometem transformar os 3,5 quilômetros do corredor da folia em um grande picadeiro.

Trapezistas, bonecos de animais circenses e um globo da morte vão fazer parte do espetáculo. Até a ave que simboliza a agremiação estará vestida de palhaço no carro abre-alas.

Como em todos os eventos de rua do Carnaval pernambucano, ninguém pagará para brincar no bloco. A única exigência envolve apenas os músicos dos trios elétricos, que, por contrato, só poderão tocar frevos. A pena por desobediência é a exclusão.

A festa nas ruas vai se estender também ao rio Capibaribe. Pelo oitavo ano consecutivo, o bloco Galinha D'água anuncia que levará 150 embarcações às proximidades da ponte Duarte Coelho, em frente à apoteose.

Os bombeiros e a Capitania dos Portos vão vigiar o tráfego de barcos no rio a partir das 9h, com lanchas, jet-skis e botes infláveis.

Nas ruas, o policiamento será feito por 1.890 homens. O tráfego de veículos foi modificado, e 171 linhas de ônibus tiveram de ser alteradas em razão do desfile.

A folia do Galo da Madrugada deve durar cerca de seis horas. Depois disso, vários blocos vão tomar a cidade, entre eles o "Nóis sofre, mas nóis goza", fundado há cerca de 30 anos por um pintor, um poeta, um professor e um sociólogo recifenses.

A troça se reúne em frente ao prédio onde funcionava uma livraria de intelectuais, já fechada. Anárquico, o grupo começa a festa no local, mas nem sempre consegue sair do lugar. Às vezes, encerra o desfile na concentração.

Mais organizado, o CRI (Clube dos Rapazes Inocentes), formado por foliões da "velha guarda", cumpriram ontem seu ritual anual de reunir o grupo de madrugada na praia de Boa Viagem e festejar o Carnaval com um café da manhã, antes do desfile.

No café, os associados consumiram uma tonelada de frutas e 1.500 quilos de caldinho, pirão e mungunzá (canjinca). Depois, desfilaram por um trecho de três quilômetros ao som de um trio elétrico.

O Carnaval em Recife foi aberto oficialmente ontem à noite, com um show que reuniria 280 batuqueiros de maracatu e a orquestra sinfônica da cidade.