Mundial de Natação em Barcelona
Phelps vence 400 m medley, conquista quinta medalha e bate outro recorde
O norte-americano Michael Phelps voltou a brilhar no Campeonato Mundial de esportes aquáticos, disputado em Barcelona. Neste domingo, ele conquistou a medalha de ouro na prova dos 400 metros medley.
Mais uma vez, Phelps nadou o tempo inteiro abaixo do recorde mundial, que já lhe pertencia desde abril deste ano. No fim, com o tempo de 4min09s09, ele superou a marca antiga em 1s64.
Phelps, que havia obtido o segundo melhor tempo das semifinais, teve como companhia no pódio o húngaro Laszlo Cseh, prata com o tempo de 4min10s79, e o tunisiano Oussama Mellouli, bronze com 4min15s36.
Durante a prova, Phelps só sentiu dificuldade após os primeiros 200 metros. Depois de dominar com tranqüilidade nos nados de borboleta e de costas, ele sentiu a aproximação do húngaro na terceira chegada, de peito, mas acabou disparando no nado livre.
Essa foi a quinta medalha conquistada por Phelps, de 18 anos de idade, no Mundial. Ele já havia levado o ouro nos 200 m medley e 200 m borboleta, além da prata no revezamento 4x200 m livre e nos 100 m borboleta.
Com isso, Phelps ainda iguala um feito que pertencia apenas ao australiano Ian Thorpe. Ele é o segundo nadador a conquistar três medalhas de ouro em provas individuais na competição.
Com mais essa medalha, Phelps torna-se sem dúvida o principal destaque do Campeonato Mundial, superando o australiano Ian Thorpe. Ele bateu o recorde mundial nas provas de 200 m borboleta e 200 m medley, além dos 400 m medley.
*Prodígio da natação pode igualar feito olímpico
Sete ouros, sete recordes mundiais. Tudo em uma só competição. Igualar o feito do norte-americano Mark Spitz na Olimpíada de Munique-1972 não pode mais ser considerada uma tarefa impossível após o Mundial de Barcelona.
Com fôlego para nadar bem do primeiro ao último dia de competição, Michael Phelps pode igualar a passagem mais premiada da história olímpica. "Ele vai atingir seu auge em Atenas. É pensando na Olimpíada que estamos trabalhando. Aqui, vocês ainda não viram tudo o que ele pode apresentar", disse o técnico Bob Bowman.
Para alcançar Spitz, porém, o norte-americano vai precisar da ajuda de seus companheiros de equipe. Além de vencer quatro provas individuais, Phelps precisa ganhar três ouros nos revezamentos.
Em Barcelona, ele ficou próximo de sua meta. Venceu três das quatro provas que nadou sozinho. Perdeu uma, os 100 m borboleta, para Ian Crocker -que, aliás, também lhe tomou o recorde mundial na distância.
O problema é que a história não se repetiu nos revezamentos. No 4 x 100 m livre, no qual os norte-americanos sempre foram favoritos, a Rússia de Alexander Popov conseguiu o primeiro posto.
No 4 x 200 m livre, a Austrália ficou fácil com o ouro. Só no 4 x 100 m medley os EUA conseguiram o lugar mais alto do pódio -e estabeleceram nova marca mundial.
Em Munique, Spitz venceu os 100 m borboleta, os 200 m borboleta, os 100 m livre, os 200 m livre e os revezamentos 4 x 100 m livre, 4 x 100 m medley e 4 x 200 m livre.
Viram que o Popov está de volta? e ganhou a medalha no revezamento e no individual? Quando ele esteve em Atlanta ele era meu favorito, e mesmo depois do atentado eu continuei seguindo ele!~Vai entender os meus esportistas...Jacques, Popov... q vou te dizer ne? agora só falta o Jacques fazer volta triunfal como o russo
Miami Connection
Aqui estou eu uma brasileira em Miami,e acredito que é preciso manter as raízes!!
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home