sábado, janeiro 18, 2003

FIA oferece US$1 mi por denúncia de trapaça com novas regras

Por Alan Baldwin

LONDRES (Reuters) - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ofereceu uma recompensa de 1 milhão de dólares para qualquer um que forneça evidências de trapaça, assim como pesadas multas para as equipes culpadas.

Um porta-voz da FIA confirmou no sábado que a oferta foi feita para encorajar 'delatores' depois que um pacote de medidas técnicas foi introduzida na categoria.

O presidente da FIA, Max Mosley, anunciou na quarta-feira que a telemetria, que permite que engenheiros mudem as configurações do carro à distância, e que a comunicação via rádio estão proibidos.

Outras medidas para cortar custos e aprimorar a corrida incluem a eliminação, até 2004, dos chamados 'apoios ao piloto', como o controle de tração e de largada.

"Os mecanismos de apoio ao piloto não poderão ser usados a partir de 2004, mas estamos ficando cada vez mais céticos em relação à incapacidade das equipes de desligar todos os controles de partida dos carros e outras ajudas aos pilotos para a temporada de 2003", disse a fonte à Reuters.

"Estamos considerando multas pesadas para qualquer equipe flagrada usando sistemas ilegais. E, além das nossas inspeções técnicas, também estamos considerando uma recompensa de 1 milhão de dólares para qualquer informação que nos leve à convicção de que uma equipe esteja atuando ilegalmente."

"A FIA já deixou claro que pretendemos trabalhar com tolerância zero."

DESLIGADO

Duas das 10 equipes de Fórmula 1 dessa temporada, uma delas a BAR/Honda, já experimentaram em testes desligar os sistemas de controles de tração e largada. O controle de tração reduz o giro em falso das rodas, particularmente numa pista molhada, enquanto o controle de partida permite uma saída rápida e suave do grid de largada com um toque de um botão no volante.

O jornal The Sun e o italiano Gazzetta dello Sport informaram que o britânico Jenson Button testou seu carro esta semana, em Barcelona, sem esses sistemas.

"A BAR desligou os sistemas e foi relativamente fácil. Uma outra equipe também mostrou que é possível desligá-los antes de Melbourne, sem problemas", disse a fonte da FIA.

Os chefes das 10 equipe se reuniram com Mosley e Bernie Ecclestone em Londres, na quarta-feira, e as equipes menores, que também receberam ajuda com dinheiro extra para a próxima temporada, gostaram das novas medidas.

Os chefes-técnicos das equipes se encontraram com o diretor de prova e chefe-técnico da FIA, Charlie Whiting na sexta-feira, para discutir a possibilidade de se banir o controle de saída dos carros já nessa temporada. A Gazzetta revelou que as conversas foram longas e acaloradas, com algumas equipes desejando a permanência dos sistemas nesta temporada e outras forçando um imediato desligamento.