segunda-feira, março 03, 2003

03/03/2003 - 09h22 - A F-1 de Um Bilhão e Meio de Dólares

Rogério Elias
Em São Paulo



No próximo domingo, dia 09 de março, quando for dada a largada para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 na pista do circuito de Albert Park, em Melbourne, começa a temporada 2003 da categoria mais expressiva do automobilismo mundial. E também a mais cara.

Segundo estimativas, somando-se os orçamentos das dez equipes envolvidas no Mundial, estarão em jogo neste campeonato gastos superiores a 1 bilhão e 500 milhões de dólares. Ou seja, algo em torno dos 5 bilhões e duzentos e cinquenta milhões de reais.

Ricos e pobres

O time mais miúdo é a Minardi, do empresário australiano Paul Stoddart. A equipe prevê gastos de US$ 30 milhões. A escuderia Ferrari encabeça a lista dos "mega-investidores" da F-1. O time de Maranello gastará mais de US$ 300 milhões neste ano para manter sua hegemonia nas pistas.

A japonesa Toyota admite investimentos na categoria de US$ 150 milhões, é o maior das equipes menores. A Renault deve gastar algo em torno dessa cifra também. A BAR vem logo em seguida com um orçamento de US$ 100 milhões. Os gastos de Jaguar e Sauber devem ser de US$ 70 milhões cada. A Jordan investirá US$ 45 milhões.

Os times britânicos McLaren e Williams, apontados como aqueles que podem e devem brigar para acabar com o monopólio da Ferrari na Fórmula 1, também gastarão pequenas fortunas neste intuito. Acredita-se que cada uma pode chagar a investir US$ 300 milhões na temporada.

Um único objetivo

Alcançar e superar os bólidos de Michael Schumacher e Rubens Barrichello é o sonho de todas as equipes envolvidas no Mundial. Porém, se os investimentos - sobretudo da Williams e McLaren - resultarem pelo menos numa diminuição da diferença entre os carros já terá sido uma vitória.

O F2003 GA, novo carro da Ferrari para este ano, já deixou seus adversários assustados nos testes realizados no circuito de Fiorano e Ìmola. Sem mudanças radicais, o novo bólido trata-se apenas de uma evolução do já antológico F2002 (que venceu 14 das 15 corridas que disputou no ano passado).

Porém, o F2003 GA deverá estrear mesmo apenas no GP de San Marino, no dia 20 de abril. Schumacher e Barrichello iniciarão a temporada 2003 com o carro "velho", F2002. Velho, porém mais veloz por exemplo que o novo carro da Williams, FW25, como mostrou os testes de pré-temporada.