terça-feira, julho 22, 2003

Eu nao disse...

Siamesas sul-coreanas são separadas em Cingapura
da Folha Online


Cirurgiões de Cingapura separaram hoje duas siamesas sul-coreanas de quatro meses unidas pela coluna vertebral, duas semanas depois duas iranianas de 29 anos morrerem na mesa de cirurgia.

"A separação das siamesas coreanas Ji Hye e Sa Rang foi um sucesso", disse o porta-voz do Hospital Raffles, Prem Kumar Nair. "As gêmeas foram separadas e passam bem."



Siamesas sul-coreanas são observadas pelos pais antes da cirurgia de separação feita em Cingapura

"A equipe médica informou que as possibilidades de sobrevivência são de mais de 85% e estamos prontos para a operação", disse o pai, Min Seung Joon, antes do procedimento.

As duas nasceram no dia 3 de março e estavam unidas pela parte inferior da coluna vertebral. Como só podiam ser deitadas em uma posição, apresentam uma deformação na cabeça. O médico que liderou a equipe, Yang Ching Yu, explicou que "elas precisavam ser separadas neste estágio porque poderiam desenvolver deformações severas no crânio e na espinha".

No dia 8 de julho, uma equipe no mesmo hospital tentou separar as siamesas iranianas Ladan e Laleh Bijani, unidas pela cabeça, mas elas não sobreviveram a mais de 50 horas de operação.