quinta-feira, julho 24, 2003

Gol de ouro põe Brasil na final

Seleção sub-23 leva jogo para a prorrogação no último minuto e, com gol de Diego, "mata" os EUA e decide a Copa Ouro.

Do Pelé.Net

SÃO PAULO - A seleção brasileira sub-23 foi aprovada em seu primeiro "teste de nervos". Contra um grande goleiro em noite inspirada e uma arbitragem equivocada, o time de Ricardo Gomes venceu os Estados Unidos por 2 a 1 nesta quarta-feira, em Miami, e pode conseguir no próximo domingo, no estádio Azteca, o primeiro título de sua geração.

Após sofrer um gol aos 17min do segundo tempo, o Brasil, que já tinha dois gols anulados pelo árbitro guatemalteco Carlos Batres e esbarrava na atuação do goleiro Kasey Keller, empatou com Kaká aos 44min e levou o jogo para a prorrogação, quando um gol de pênalti de Diego, aos 10min , selou a vitória por "morte súbita" e a vaga na final da Copa Ouro.

Na decisão, os olímpicos enfrentam o vencedor do confronto entre México e Costa Rica, que jogam nesta quinta-feira. A decisão do 3º lugar será no sábado.

A presença na decisão confirma a recuperação brasileira na competição. Após perder para o México na estréia por 1 a 0, a seleção sofreu para vencer Honduras por 2 a 1 e evitar o vexame da eliminação logo na primeira fase. Nas quartas-de-final, o time venceu a Colômbia por 2 a 0, mas voltou a encontrar dificuldades contra os Estados Unidos graças às defesas de Keller.

Com no mínimo meia dúzia de defesas importantes nesta quarta, Keller, mesmo longe do gol adversário, se firmou como o principal "rival" norte-americano do Brasil. Ele, inclusive, é o único goleiro dos EUA a vencer a seleção. E a façanha ocorreu justamente numa Copa Ouro. Na edição de 1998, em Los Angeles, o time da casa venceu debaixo de chuva a seleção principal do Brasil, então treinada por Zagallo, por 1 a 0.

No jogo de Miami, quando Keller não salvou os EUA, foi o juiz quem o fez. Batres anulou dois gols de Nilmar. Um logo aos seis minutos do primeiro tempo - marcou toque de mão -, e outro aos 15min da etapa final, apontando impedimento. Eu disse ! Eu disse! Juiz ladrão...o Galvão se estivesse narrando tinha tido uns 3 filhos

O melhor lance do primeiro tempo aconteceu em jogada de Kaká. O jogador do São Paulo acertou a trave em chute de perna direita, da entrada da área.

A pressão brasileira aumentou no início do segundo tempo. Aos cinco, seis, nove e 10min, Keller fez grandes defesa em chutes de Alex, Diego, Kaká e Júlio Baptista, respectivamente.

Aos 15min, quando ele não segurou o chute de Diego, o árbitro "garantiu a fama" do goleiro. O meia brasileiro recebeu a bola e concluiu em posição regular, mas Batres seguiu a indicação do auxiliar e anulou o gol.

Dois minutos depois, os EUA abriram o placar. Reyna fez grande jogada pela direita e cruzou para a área. Bocanegra subiu entre Alex e Júlio Baptista para cabecear e marcar o gol dos donos da casa. tu me dava 10000 dolares e eu nao saberia te dizer quem marcou o gol dos americanos! serio! foi uma confusao na area q so vi a bola na rede

A vantagem norte-americana desestabilizou o Brasil, que voltou a ameaçar a meta de Keller somente aos 29min, com Júlio Baptista. Keller espalmou o chute do brasileiro, e a bola ainda chegou a tocar na trave. Aos 30min, Ricardo Gomes fez a primeira alteração na equipe: Carlos Alberto entrou no lugar de Robinho, novamente apagado Apagado?! Apagado?! Parecia o Zinho jogando de enceradeira!!! . Aos 36min, era a vez de Nádson substituir Nilmar. Aha! o camisa 15, poste q não se movia tem nome!!!! interessante....

Quando a eliminação parecia certa, Ewerthon, que entrara no lugar de Paulo Almeida, invadiu a área e chutou para nova defesa de Keller, que desta vez não segurou. Kaká pegou a sobra, marcou o gol aos 44min e mandou o jogo para a prorrogação que, na Copa Ouro, segue a regra do "gol de ouro" - vence o time que marcar primeiro. Esse menino ainda vai longe! eu digo!!! Joga naquele timeco do Morumbi (hehehe) mas tem futuro...

O Brasil seguiu pressionando no tempo extra, e o gol veio ainda na primeira etapa. Em jogada confusa dentro da área, Diego chutou e Gibbs tirou a bola do gol com a mão. O zagueiro recebeu cartão vermelho, e o camisa 10 do Santos chutou forte, no meio do gol, para vencer Keller e garantir o Brasil na final da Copa Ouro. Serio q teve cartão vermelho? a empolgaçao do penalti foi tanta q nem reparei, o melhor foi ver o namorado gritando feito gente da terrinha que era penalti!!!

ESTADOS UNIDOS
Kasey Keller; Bobby Convey, Carlos Bocanegra, Cory Gibbs e Frankie Hejduk; Eddie Lewis, Claudio Reyna (Richard Mulrooney), Pablo Mastroeni, Earnie Stewart (Damarcus Beasley) e Brian McBride (Clint Mathis); Landon Donovan Gil, ele continua uma graça! mas sabe q eu não lembrava dele tão baixinho, mas lembrei pq nao falei com ele durante o voo...cara fechada o dito cujo...
Técnico: Bruce Arena

BRASIL
Gomes; Maicon, Luisão, Alex e Adriano; Paulo Almeida (Ewerthon), Julio Baptista, Diego e Nilmar (Nádson), Kaká e Robinho (Carlos Alberto)
Técnico:Ricardo Gomes

Local: estádio Orange Bowl, em Miami
Árbitro: Carlos Batres (GUA) Ladrãozinho de meia petaca! o que xingaram ele não esta escrito! Roubou tao descaradamente que eu teria vergonha de ser ele